Não perca

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Como o homem ou mulher podem tratar a queda de cabelo ou calvície


By on 16:04


Alimentação inadequada, sono insuficiente, excesso de trabalho, estresse, poluição... Esses problemas são familiares para você? Saiba que, se estão presentes em seu cotidiano, há chances de você ter queda excessiva de cabelos.
Se o assunto se tornou ainda mais familiar, repare na quantidade de cabelo que cai, por dia. O médico dermatologista Ademir Jr., especialista em tricologia (medicina capilar), diz que o normal é que caiam de 50 a 120 fios por dia, desde que haja reposição natural destes fios. "A queda de cabelo deixa de ser algo normal e torna-se preocupante quando passa a incomodar e provocar perda de volume nos cabelos ou falhas no couro cabeludo", alerta.
Para tratar, depende de cada caso, pois existem muitos tratamentos. Os produtos disponíveis no mercado, além da possibilidade de medicamentos serem manipulados após a prescrição médica, tornam a gama de tratamentos muito variada. "Um tratamento para queda capilar tem que ser composto de um bom shampoo de tratamento, uma loção e, em geral, alguma prescrição para uso por via oral. Isto pode variar de acordo com a gravidade e o tipo de queda capilar apresentada", diz Ademir.
Quando há queda de cabelos, ainda há chances de recuperação total dos fios. Segundo o médico, esse é o caso do eflúvio telógeno, que é relacionado a quedas por estresse ou após cirurgia. Quando há limitação da recuperação dos fios, o diagnóstico é amplo. "Neste caso há uma vasta gama de condições que podem ser relacionadas, por exemplo, com calvície genética ou quedas por problemas tireoidianos", explica.
Para quem sofre de queda de cabelo a vida saudável é tudo. O dermatologista recomenda que haja "alimentação equilibrada, baixo índice de estresse, atividades físicas, boa higiene com os cabelos e ajuda médica aos primeiros sinais de queda excessiva".
Calvície
Quando não há recuperação dos fios que caem, é possível que haja a calvície - problema recorrente em homens, mas não tão raro em mulheres. "Calvície é a perda de cabelos que ocorre em virtude da ação hormonal nas células do couro cabeludo. Os hormônios podem estar normais ou elevados no sangue", esclarece o tricologista.
Em qualquer uma destas situações, o paciente - homem ou mulher - acaba evoluindo para a queda capilar ou miniaturização dos fios - quando o folículo piloso reduz de tamanho, produzindo cabelos pequenos e finos. "Para que este processo ocorra, o paciente deve ter alguma forma de predisposição genética para o problema", afirma Ademir Jr. Porém, segundo ele, isso não deve ser confundido com o fato de encontrar pessoas calvas na família, "mas quando estas existem o diagnóstico fica mais fácil".
Para prevenir a calvície, é importante a avaliação preventiva por um médico dermatologista - de preferência com especialização em tricologia -, que possa constatar o problema em estágio inicial. "Quando detectada em estágios iniciais, a queda capilar pode ser combatida com mais facilidade e os resultados são melhores", garante.
O tratamento é medicamentoso, de acordo com o médico, e é realizado através de loções e medicamentos, ou ainda de suplementos nutricionais para uso oral. A escolha do medicamento é sempre dependente do tipo de diagnóstico e da gravidade do problema. "Há a possibilidade de realizarmos procedimentos nos pacientes como laser de baixa potência, carboxiterapia, terapia com microagulhas [roller], intradermoterapia [mesoterapia capilar]. Em casos em que o tratamento clínico e os procedimentos não são suficientes, o ideal é o tratamento cirúrgico com transplante de cabelos", conclui Ademir Jr.
Agradecimento: Ademir Jr. (CRM 92.693) - Médico dermatologista especialista em tricologia (medicina capilar). Autor dos Livros: "Socorro, Estou ficando careca", publicado pela Editora MG em 2005, "Tem alguma coisa errada comigo - Como entender, diagnosticar e tratar a Síndrome dos ovários Policísticos", publicado pela Editora MG em 2004 e "É outono para meus cabelos - Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar" - Editado pela Editora Summus.


Fonte: http://anamariabraga.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário

Diretos Autorais e de Imagem

O Blog REJUVENE MEDICAL pode conter imagens de fontes externas não autorizadas.

Se alguma foto de sua autoria foi usada aqui no blog, avise-nos ou envie-nos um email solicitando a imediata e permanente remoção das imagens. Contato: sac@rejuvenemedical.com.br