As donas de cabelos longos têm uns probleminhas em comum: fios ressecados e pontas fragilizadas e que teimam em se dividir em duas, três, e, às vezes, até em cinco – acreditem, existe até ponta quíntupla! A causa é a falta de hidratação e desgaste da fibra capilar. Sendo assim, o resultado é cabelo com aspecto ressecado, áspero e pontas que saltam aos olhos.
Na verdade, o fio capilar é dividido em três partes: a medula, que fica no interior e distribui minerais e nutrientes; o córtex, no meio, responsável pela força e elasticidade; e a cutícula, a camada externa, composta de escamas que vão se sobrepondo. No cabelo saudável, essas três camadas são completamente unidas e seladas tal como mãe e filhas graças à proteína ceramida e à gordura natural dos fios. Sem elas, as escamas se abrem, deixando a estrutura interna exposta e frágil. Os fios tornam-se sensíveis e podem se abrir no sentido do comprimento.
Como se esse fato não fosse o bastante, a falta de cuidado, o desgaste natural dos fios, a poluição, o ar seco, o sol, o vento, o calor, o sal, o abuso de tratamentos químicos e descolorantes e, o uso do secador e da chapinha ajudam, e muito, a desgastar os fios, gerando as temidas – e tenebrosas – pontas duplas, que denunciam instantaneamente a falta de saúde dos fios.
Dicas que funcionam
1-Prevenção
Como maneira de prevenção, aposte em cuidados especiais, hidrate as madeixas semanalmente em casa e quinzenalmente no salão. Além disso, repare as pontinhas de três em três meses, no máximo.
“Mesmo que a pessoa cuide muito dos fios, eles não deixam de sofrer o efeito do envelhecimento e do desgaste natural. Sendo assim, o corte freqüente é necessário para todas. Se a pessoa mantiver a saúde dos fios sob controle, certamente no período de três meses vai precisar aparar no máximo um centímetro do fio.
- Durante a lavagem, não deixe cair água quente no couro cabeludo. “Isso pode irritá-lo, gerar feridas e deixar os fios mais ressecados.
- Proteja as pontas dos cabelos com leave-in hidratante. De preferência com FPS. “O leave-in é um ótimo aliado contra o ressecamento das pontas.
- Seque os cabelos com no mínimo 15 centímetros de distância entre o secador e os fios e procure passar um protetor nos fios antes de secá-los.
- Lave os cabelos no mínimo em dias alternados. “No Brasil, não temos a necessidade de lavarmos menos os cabelos. Dá para lavar todo dia, sim, e isso evita o acúmulo de impurezas e mantém o fio sempre limpinho.
- Procure pentear seus cabelos começando pelas pontas e depois subindo, de preferência com um pente de madeira.
- Jamais prenda os cabelos enquanto estiverem úmidos ou molhados.
- Se você faz chapinha, descolore, é adepta da escova progressiva, dos alisamentos e dos relaxamentos, e frequentemente tinge os fios, melhor cuidar melhor deles. Procure produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.
- Mesmo que seu cabelo seja o que chamamos de “virgem”, não deixe de fazer hidratações em casa. Uma vez a cada quinze dias é suficiente.
2- Tratamento
Como não queremos enganar você, seremos curtas e grossas: O tratamento das pontas duplas é o corte dos cabelos e ponto final. Se o seu medo é que o corte mexa no comprimento dos fios, aposte no “corte bordado”, ideal para eliminar apenas as pontinhas mais estragadas.
3- Disfarce
A boa notícia é que se você vai a um evento importante, quer impressionar alguém ou apenas dar uma aliviada naquele aspecto “palha” que seus cabelos apresentam, dá pra disfarçar as pontas duplas gastando bem pouquinho e obtendo resultados certeiros, porém, não duradouros.
Para esse “make capilar” os dois melhores aliados são os leave-in – novamente eles – e os reparadores de silicone. Ambos são recursos de emergência, que agem colando as pontas apenas até a próxima lavagem. Eles formam uma película que protege o fio contra as agressões externas e evita a perda de água, melhorando a hidratação. Além disso, esses amiguinhos também têm o poder de proteger o fio por fora, o que garante que a estrutura interna ganhe tempo para se fortalecer, sem precisar brigar com o meio externo.
O silicone e os óleos reparadores de pontas auxiliam muito, mas desde que usados apenas nas pontas. Por isso, recomendo que as mulheres carreguem um vidrinho na bolsa, pois esses finalizadores também ajudam a assentar os fios e a manter o penteado por mais tempo.
Se você for adepta do silicone e passá-lo diariamente, utilize um shampoo anti-resíduo uma vez por semana para retirar o excesso desse produto e limpar os fios profundamente.
4- Balela pura
Alguns mitos a respeito das pontas duplas precisam ser desmascarados para o seu bem e o bem do seu bolso. Confira:
- Se você compra reparadores de pontas achando que eles vão selar as escamas novamente e indefinidamente, esqueça. O efeito dura apenas até a próxima lavagem.
- Shampoos e condicionadores que prometem acabar com as pontas duplas são mentirosos. Eles podem preveni-las, se forem grandes emolientes e hidratantes. Funcionam nesse caso como prevenção, e não como tratamento.
- Não acredite que seus fios devam ser lavados no mínimo uma vez a cada dois dias. Eles podem, sim, serem lavados diariamente. “A falta de lavagens deixa o cabelo com acúmulo de impurezas, deixa a raiz oleosa e, por fim, resseca as pontas”, explica a especialista Rosely Grossmann.
- Mesmo que você hidrate os cabelos e que a saúde deles seja ótima, é necessário aparar as pontinhas de três em três meses.
- Vitaminas, anticoncepcionais e simpatias não adiantam e não vão “restaurar” as pontinhas desgastadas.
- Uma boa alimentação ainda pode ser uma forte aliada para a saúde e o “não-ressecamento” dos fios. Não confie apenas nos produtos.
- Para disfarçar as pontas duplas, utilize o silicone apenas nas pontinhas mesmo, o restante dos fios já possui uma oleosidade natural e não precisam desse tipo de produto.
0 comentários:
Postar um comentário