Não perca

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Protegendo o cabelo no verão!


By on 09:18




No verão, as madeixas acabam sofrendo mais com o sol, além dos banhos de mar, piscina, além de ficarem presos boa parte do tempo. O post vai falar de regrinhas básicas para os cabelos continuarem lindos no verão e algumas receitinhas caseiras dos tratamentos, já que economizar é sempre legal. Então vamos ao que interessa:

Cauterização/Selagem
Como os cabelos entraram em contato com água salgada e água quimicamente tratada, é preciso fazer com que as escamas estejam fechadas, como se o fio fosse hipermeabilizado, para que nem o sal nem a quimica penetre a fundo e cause ressecamento, quebra ou desbotamento. A cauterização não tem muitos segredos, mas é o tipo de coisa que sempre funciona bem. Aqui vai a receitinha que eu faço, ela é uma cauteri-reconstrução, porque é um pouco mais encorpada.
Voce vai precisar de:
  • Shampoo anti-resíduos
  • Queratina líquida [use uma com boa qualidade, a da keramax, por exemplo]
  • Creatina [vende em loja de suplemento atlético, você também pode pedir para aquele amigo bombadinho, pois usa pouquinho]
  • Gelatina sem cor e sem sabor
  • Secador/Chapinha
Preparação:
Primeiramente, você vai fazer uma misturinha líquida com a queratina, a creatina e a gelatina. Aqueça um pouco de água [coisa de duas colheres serão suficientes] e hidrate duas colheres de chá de gelatina. Adicione uma colher de chá de creatina e queratina o suficiente para seu cabelo [no meu, que é no meio das costas, vai dois dedos da ampolinha]. Reserve.
Aplicação:
Você vai lavar o cabelo com o anti-resíduos muito bem lavado, essa parte é realmente importante. Em seguida, seque um pouco o cabelo e aplique a mistura das ‘inas’ mecha a mecha, tomando o máximo de cuidado pra não pesar a mão em nenhuma, aplicando mesmo só o necessário pra dar uma melecadinha. Deixe descansar por uma meia hora, seque o resto do cabelo e pranche, mecha a mecha, cuidadosamente. Fique ao menos 24h sem lavar o cabelo, para fixar bem. Se quiser potencializar ainda mais o efeito, ao lavar o cabelo, faça um exágue de suco de limão ou vinagre diluído, pois ambos tem ph reduzido e ajudam a selar as escamas.
OBS: é bem comum o cabelo ficar endurecido, mas não se afobe, que na lavagem ele já volta ao normal.
Agora estamos com o cabelo limpinho e selado, então vamos ao cuidado quando já estivermos no verão mesmo…
Manutenção
É importante acrescentar que a selagem é apenas uma medida preventiva, apesar de muito importante. Outros hábitos durante a estação também são cruciais para que os fios permaneçam o melhor possível. Aqui vão algumas outras dicas que podem ser úteis:
  • Não molhar o cabelo em água de piscina ou mar. Eu sei que é complicado minha gente, mas se puder evitar, evite.
  • Evitar prender com elásticos que puxem. Prefira as piranhas, são práticas e estragam menos os fios pois não os aperam tanto.
  • Aplicar creme sem enxágue como fator de proteção solar. Não são todos os cremes que possuem, mas sempre que der, use os que possuirem.
  • Misturar um pouco de glicerina liquida ao creme sem enxágue. Isso faz com que o cabelo retenha água do ambiente, fazendo com que absorva menos a água do mar/piscina. Reaplicar a mistura sempre que sair da água.
  • Lavar os cabelos com um jato de água doce após a exposição ao mar/piscina, sempre que possível.
Além dessas dicas, não se deve esquecer de continuar seguindo seu esquema de hidratação, seja quinzenalmente ou uma vez por semana, com sua receita de costume mesmo.

Fonte: Hair modification

0 comentários:

Postar um comentário

Diretos Autorais e de Imagem

O Blog REJUVENE MEDICAL pode conter imagens de fontes externas não autorizadas.

Se alguma foto de sua autoria foi usada aqui no blog, avise-nos ou envie-nos um email solicitando a imediata e permanente remoção das imagens. Contato: sac@rejuvenemedical.com.br