Não perca

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Saiba como aproveitar o sol com segurança


By on 11:36

O principal fator de risco relacionado ao câncer de pele é a exposição aos raios UV do sol. Por isso, para entender a função dos bloqueadores, protetores, bronzeadores e autobronzeadores, é preciso entender como os raios ultravioletas UVA e UVB agem sobre nossa pele. 



O UVA é o principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele, pois, atinge as camadas mais profundas da pele. Já o UVB penetra superficialmente, mas a exposição em horários de intensidade, entre 10 h e 16h, pode causar queimaduras de pele e alterações celulares que predispõem à doença. A principal diferença entre esses raios é que a intensidade UVA é a mesma durante todo o dia e não muda com a estação do ano. Discreto, pois não proporciona a sensação de ardência, cerca de 95% da radiação ultravioleta que atinge a Terra são UVA e apenas 5% UVB. 

Bloqueadores 
O bloqueador solar é o único que reflete a luz do sol e a impede de penetrar na pele. Composto por óxido de zinco, é popularmente conhecido como pasta d’água. Seu maior inconveniente é o estético pois, como não é absorvido pela derme, deixa um visual branco sobre o local aplicado. 

Normalmente, o bloqueador também é encontrado na composição de protetores solares, cuja combinação é feita a partir de um agente químico que absorve a luz ultravioleta e outro que a reflete. 

Protetores 
A tarefa principal do protetor solar é impedir a ação do UVA e do UVB. Ele absorve os raios solares e impede a penetração mais intensa na pele. O sol age sobre nossa pele em qualquer horário do dia, mas de diferentes maneiras. Assim, o ideal é optar por protetores solares que combatam os dois tipos de raios, sejam resistentes à água e possuam em sua formulação bloqueadores solares. Quanto mais clara a pele, maior deve ser o Fator de Proteção Solar (FPS). Acima do FPS 15, os protetores também são chamados de bloqueadores. 


Bronzeadores 
Como o objetivo é bronzear, esse tipo de produto não apresenta em sua composição filtros de raios UVA e UVB. O bronzeador contém substâncias que estimulam a pigmentação, mesmo que a pessoa não se exponha ao sol. O simples reflexo da radiação na areia da praia, conhecido como mormaço, já é o suficiente para produzir o efeito esperado. Por oferecer baixa proteção, o uso indevido pode causar sérias queimaduras na pele. 


Autobronzeadores 
Com eles o bronzeado é garantido do dia para a noite. A formulação é composta por substâncias que oxidam as células da camada mais superficial da derme e produzem um efeito semelhante ao da melanina – pigmento que escurece a pele para protegê-la do sol. A vantagem é que não causa danos à saúde. 

Paciência é o principal segredo para obter uma cor uniforme. Se não for aplicado corretamente, pode haver acúmulo do produto e causar manchas no “bronzeado”. Por isso, dê preferência às versões em loção, gel ou spray. 

A maioria dos autobronzeadores não possui filtros solares, funcionam como uma maquiagem. Por isso, não é aconselhado a exposição ao sol após sua aplicação sem a proteção adequada.

0 comentários:

Postar um comentário

Diretos Autorais e de Imagem

O Blog REJUVENE MEDICAL pode conter imagens de fontes externas não autorizadas.

Se alguma foto de sua autoria foi usada aqui no blog, avise-nos ou envie-nos um email solicitando a imediata e permanente remoção das imagens. Contato: sac@rejuvenemedical.com.br