Não perca

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Estudo relaciona obesidade e sobrepeso ao câncer de mama


By on 09:50


Risco de reincidência da doença é maior entre mulheres com alto IMC, afirma pesquisa norte-americana




Mulheres obesas ou com sobrepeso que são diagnosticadas com câncer de mama têm maiores riscos de terem reincidência da doença ou de morrerem por problemas relacionados ao câncer do que aquelas que estão em seu peso ideal. Essa é a conclusão de um estudo apresentado nesta sexta-feira (23) na 8ª Conferência Europeia de Câncer de Mama.

A pesquisa, desenvolvida por especialistas do Instituto de Câncer Dona-Farber e da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, ainda indicou que essa associação foi semelhante mesmo com a quimioterapia sendo ajustada de acordo com o peso corporal de cada paciente.

Os autores do estudo analisaram dados de 1.909 pacientes que foram  entre 1997 e 1999. Entre as participantes, 1,2% tinha baixo peso; 32,6% peso normal; 32,9% sobrepeso; e 33,3% obesidade. Os resultados mostraram uma forte associação entre IMC (Índice de Massa Corporal) e sobrevida em pacientes com câncer de mama.

As mulheres acima do peso tiveram mais chances de voltarem a ter a doença e também de morrerem por algum problema acarretado pelo câncer em um período de dez anos.




Leia mais sobre o estudo na Veja.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Diretos Autorais e de Imagem

O Blog REJUVENE MEDICAL pode conter imagens de fontes externas não autorizadas.

Se alguma foto de sua autoria foi usada aqui no blog, avise-nos ou envie-nos um email solicitando a imediata e permanente remoção das imagens. Contato: sac@rejuvenemedical.com.br