Não perca

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Pele e cabelo Vs tempo seco


By on 09:59


PELE E CABELO MERECEM ATENÇÃO COM O TEMPO SECO


Muitas regiões do país estão passando por um momento de baixa umidade do ar. Este período merece muita atenção e cuidado, já que é conhecido por ser prejudicial à saúde causando a diminuição da transpiração e o aumento dos casos de alergia. Mas, o que nem todo mundo sabe é que a pele e o cabelo também são vítimas desta época do ano.
Segundo o dermatologista Valter Claudino, muitas pessoas redobram os cuidados com a pele e cabelo somente no verão e esquecem que durante o inverno os tratamentos devem ser mantidos, uma vez que as baixas temperaturas, o vento e, principalmente, os banhos muito quentes e demorados são fatores que danificam a saúde e a beleza da pele e cabelo.
O especialista do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de São Paulo, faz um alerta sobre a baixa umidade. O uso de roupas inadequadas também colabora para o ressecamentoda pele, alergias, descamações e cabelos desidratados.
Nessa época o ideal é evitar água muito quente, pois ela desgasta a gordura existente na camada superficial da pele, deixando-a mais sensível à penetração de bactérias e fungos, além do aparecimento ou agravamento de problemas dermatológicos, como a psoríase, dermatites e as caspas, muito comuns nesta época. Ainda de acordo com Claudino, algumas áreas ficam mais suscetíveis a infecções, como virilha, axilas e pés.

A pele do rosto é a que mais sofre com as baixas temperaturas e o ideal é limpá-la com água morna e sabonete de glicerina. No corpo é permitido abusar dos hidratantes e o melhor é aplicá-lo com a pele ainda úmida para maior absorção. Mesmo no inverno o filtro solar deve ser utilizado de acordo com o tipo de pele. Afinal não é preciso que você deixe que a pele revele a sua idade.

Os cabelos também sofrem com as baixas temperaturas e para mantê-los nutridos e bonitos durante este período deve-se hidratá-los com produtos derivados de vegetais. Os condicionadores e cremes sem enxágue devem ser utilizados da metade para baixo do comprimento dos fios, evitando o contato com o couro cabeludo.
Já os secadores de cabelo devem ser utilizados longe dos cabelos para evitar o aquecimento do couro cabeludo e evitar descamações.

Segundo o especialista, é importante ficar atento durante a escolha das roupas, dando preferência aos casacos e blusas de moletom, algodão ou flanela. “A lã e os fios sintéticos devem ser utilizados com uma camiseta de algodão por baixo para evitar contato direto com a pele, prevenindo alergias”, recomenda o médico.

Pais, atenção. As crianças também precisam de cuidados, pois são mais vulneráveis aos problemas de pele e podem ser atingidas pela dermatite atópica, um tipo de ressecamento que ocorre em razão da falta de hidratação do organismo, causando coceiras e lesões que podem formar crostas e soltar secreções.
“Com o frio, os lábios ressecam e também precisam de hidratação. Já as unhas podem enfraquecer, quebrar e descamar. Por isso, ao passar hidratante nas mãos é importante não se esquecer das unhas, já que elas também são uma entrada para as infecções”, explica o especialista.

Fonte: http://www.suadieta.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Diretos Autorais e de Imagem

O Blog REJUVENE MEDICAL pode conter imagens de fontes externas não autorizadas.

Se alguma foto de sua autoria foi usada aqui no blog, avise-nos ou envie-nos um email solicitando a imediata e permanente remoção das imagens. Contato: sac@rejuvenemedical.com.br