Não perca

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Preenchimento cutâneo


By on 10:30


Preenchimento cutâneo

O preenchimento cutâneo é uma técnica utilizada para a correção de sulcos, rugas e cicatrizes. Consiste na injeção de substâncias sob a área da pele a ser tratada elevando-a e diminuindo a sua profundidade, com consequente melhora do aspecto.
A técnica, desenvolvida por dermatologistas, pode ser realizada no consultório, sendo um procedimento rápido e que, na maioria das vezes, não necessita nem mesmo de anestesia. Para pessoas mais sensíveis, se desejado, podem ser utilizados anestésicos tópicos, sob a forma de cremes, aplicados 30 a 60 minutos antes do preenchimento, para atenuar a sensação da picada da agulha.
A técnica é muito utilizada para atenuar o sulco nasogeniano (aquele que se acentua com o sorriso e vai do canto do nariz ao canto da boca) ou os sulcos ao redor dos lábios.
Preenchimento Sulconasogeniano

 Também é usada para aumento labial, correção de cicatrizes de acne e reposição volumétrica em áreas do corpo onde ocorre perda de gordura com o envelhecimento.
Preenchedores temporários e definitivos
Entre as substâncias mais utilizadas para realizar o preenchimento cutâneo estão o ácido hialurônico e o metacrilato.
ácido hialurônico é considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo e, por isso, tem sido o mais utilizado dos preenchedores.
Apesar de ser produzido em laboratório, o ácido hialurônico é um componente natural da derme, segunda camada da pele, não causa alergias e dispensa testes prévios. A duração do preenchimento varia de 6 a 12 meses, sendo necessária nova aplicação após este período.
Muito usado para o preenchimento dos sulcos nasogenianos e para aumento dos lábios, o ácido hialurônico também apresenta uma forma mais fluida, para aplicação em rugas finas, como aquelas ao redor dos olhos ou dos lábios (apelidadas de "código de barras") e uma forma para aplicação mais profunda e em maior volume, para recuperação dos contornos faciais.
Uma outra opção de uso é o aumento do volume labial, para mulheres que tem lábios muitos finos ou cujos lábios, com o passar dos anos, perderam volume devido ao envelhecimento.
Já o metacrilato é um preenchedor definitivo. Por não ser reabsorvido pelo organismo, seus resultados são duradouros e é mais utilizado para correção de sulcos profundos e para alteração do contorno corporal. A substância é aplicada mais profundamente e pode ser usada em maior volume.
O metacrilato tem sido largamente utilizado para a correção da lipodistrofia decorrente do tratamento de pacientes com HIV/AIDS.
O hidrogel de poliamida não é definitivo e pode ser utilizado na face e no corpo, é absorvido pelo organismo após cerca de 2 anos (facial) e 6 a 8 anos (corporal). 
Preechedores com estímulo à produção de colágeno
Uma outra linha de preenchedores busca o estímulo à produção de colágeno pelo organismo, que será o responsável pelo preenchimento das rugas. Entre eles estão o ácido polilático e a hidroxiapatita de cálcio.
Os dois produtos também tem sido utilizados para o preenchimento das mãos naquelas pessoas que, com o envelhecimento, perdem gordura deixando depressões entre os tendões dos dedos.
Lipoescultura
Uma variação desta técnica é o auto-enxerto de gordura, na qual retira-se gordura de uma área do corpo onde esteja em excesso (através de lipoaspiração) e injeta-se sob a ruga elevando-a.
Este procedimento é mais trabalhoso, exige anestesia e outros cuidados para a obtenção do material gorduroso a ser injetado. Ideal para aqueles que desejam livrar-se de gorduras extras em áreas localizadas e vão se submeter a uma lipoaspiração. A gordura retirada será então aproveitada para o preenchimento cutâneo. Uma parte da gordura injetada é reabsorvida porém boa parte dela permanece definitivamente no local. A técnica tem sido chamada de lipoescultura.


Locais onde podem ser utilizados os preenchimentos

• Rugas finas no rosto
• Sulcos faciais, como o famoso “bigode chinês“
• Reposição e aumento de volume do rosto: causadas pelo envelhecimento ou doenças
• Rugas periorais: são as “rugas em código de barras”, rugas na boca, rugas nos lábios.
• Sulcos do canto da boca e infralabiais.
• Correção de cicatrizes
• Preenchimento labial: usado para aumento do volume dos lábios.
• Preenchimento malar: é a correção e remodelação da maça do rosto
• Preenchimento para olheiras e “olhos fundos”

A aplicação é feita no próprio consultório e o efeito da susbstância dura de 6 meses a 1 ano, dependendo da região.

Lembre-se: esse procedimento só deve ser feito por um dermatologista de sua confiança, que seja membro da Sociedade Brasileira de dermatologia.


Fontes:



0 comentários:

Postar um comentário

Diretos Autorais e de Imagem

O Blog REJUVENE MEDICAL pode conter imagens de fontes externas não autorizadas.

Se alguma foto de sua autoria foi usada aqui no blog, avise-nos ou envie-nos um email solicitando a imediata e permanente remoção das imagens. Contato: sac@rejuvenemedical.com.br