Você vive sofrendo com aquela pontada dolorida na cabeça, uma pressão contínua que se reflete no pescoço e acaba com seu bom humor? Saiba que você não está sozinho! “No Brasil, cerca de 75% das pessoas sofrem cotidianamente de cefaleia, o nome científico da dor de cabeça”, conta o neurologista Deusvenir de Souza Carvalho, chefe do Setor de Investigação e Tratamento das Cefaleias da Unifesp.
O problema é que, diante do mal-estar, muita gente opta por tomar um analgésico — uma solução imediata, porém incorreta. “O hábito de tomar remédios corriqueiramente é um grande erro, pois o consumo excessivo de substâncias destinadas a aliviar a dor causa uma reação contrária no organismo. É o que chamamos de efeito rebote, porque, em vez de melhorar o incômodo, o medicamento acaba agravando a situação”, alerta o neurologista. Por isso, se você costuma sofrer de cefaleia, o ideal é procurar um médico para avaliar quais suas causas e seguir o tratamento indicado por ele.
Prevenir é possível
De acordo com Deusvenir, alguns hábitos saudáveis podem ajudar a reduzir as crises:
— Alimente-se bem e evite ficar muito tempo em jejum.
— Acostume-se a ir para a cama sempre no mesmo horário e dormir, no mínimo, oito horas por dia.
— Pratique atividade física regularmente: “Quando você faz exercícios, libera endorfina, o hormônio que alivia dores e proporciona a sensação de bem-estar”.
— Evite o consumo exagerado de café. “Beba, no máximo, três xícaras por dia”, avisa o médico.
— Relaxe! O estresse gera tensão muscular, desencadeando dores na cabeça e no pescoço.
— Fique atento à postura. Preste atenção no modo como você se senta e deita: respeite a curvatura natural de suas costas e evite esforços exagerados. “A sobrecarga nas regiões lombar e cervical se reflete nos músculos da cabeça a ponto de aumentar o desconforto”, alerta o neurologista.
- Comece massageando o espaço entre as sobrancelhas, de forma circular e com um pouco de pressão por 5 minutos, pare por um minuto e recomece;
- Faça o mesmo movimento na região das sobrancelhas e no final delas, perto das orelhas. Nesses locais há saídas de nervos que quando massageados liberam substancias, como a endorfina, capazes de combater a dor;
- Beba bastante água durante o dia;
- Outra opção é molhar um lenço ou um pedaço de tecido em água gelada e colocá-lo no pescoço ou no local onde mais dói, por dez minutos;
- Se possível, desloque-se para algum lugar silencioso ou arejado, para descansar, relaxar;
Encoste a cabeça em algum local confortável, feche os olhos, fique assim por alguns minutos. Esse descanso pode relaxar a cabeça e aliviar a dor.
O que pode causar a dor de cabeça?
- O estresse do dia-a-dia;
- As preocupações excessivas;
- Muita ansiedade;
- Ficar um longo período sem se alimentar;
- Ingerir bebida alcoólica;
- Tomar muito café;
- Utilizar muito adoçante;
- Mudanças de temperatura, clima;
- Tomar sol ou sair no sol sem o uso de óculos escuros;
- Poluição e cigarro;
- Dormir demais;
- Ausência de noites bem dormidas;
Caso nenhuma dessas dicas tenha efeito, procure um profissional da saúde para investigar sua dor. Pode ser que você tenha enxaqueca ou outra doença. Existem vários problemas de saúde que levam nossa cabeça a doer e nem sempre são simples. Porém alguns são de fácil solução e você pode estar sofrendo desnecessariamente.
http://www.mundodastribos.com
http://www.portalvital.com
0 comentários:
Postar um comentário